Compartilhe Bambu Jungle no seu Facebook! Compartilhe Bambu Jungle no seu Twitter! Compartilhe Bambu Jungle no seu G+! Bambu Jungle - recursos renováveis

HOME   |   BAMBU   |   PORTIFOLIO   |   PROJETOS AMBIENTAIS   |   SIMON VELEZ    |    CONTATO

Projetos Ambientais em Bambu

Plante sua casa, salve as espécies em extinção e
ajude a seqüestrar CO² da atmosfera dizendo não a matérias fósseis.

 

Casas em Bambu

A Bambu Jungle constrói desde gazebos, (20m²), até bio resorts (2000m²).

Os bio resorts são pequenos empreendimentos turísticos cuja concepção visa desde a ocupação adequada da área (baixa densidade) assim como fontes alternativas e eficazes de energia e esgoto, procurando utilizar mão de obra e materiais da região.

Se você é possuidor de um terreno, envie-nos a área disponível para a montagem de um bio resort e entre para o segmento que mais crescerá no turismo.

Você poderá receber o empreendimento já em funcionamento e com os funcionários treinados.

A construção poderá ser totalmente em bambu (exceto banheiros e cozinha) ou mesclada com paredes revestidas e uma mistura de barro com pouquíssimo cimento.

Todas as unidades poderão ter cozinha americana equipada, sala, suíte (uma ou duas), varandas.

A área social e esportiva também será projetada assim como jardim, pomar e bosque, dependendo do clima da região.

Você poderá iniciar seu bio resort pelo módulo mais simples que é o bangalô de uma suíte (50m²) e crescer gradativamente.
Será um prazer recebê-lo em uma de nossas obras.

Em relação a sua utilização pense que uma obra de madeira e concreto podem ser substituída por bambu, recurso renovável, aço vegetal, bonito e barato!

PROJETO

1) OBJETIVO GERAL
Compatibilizar atividades geradoras de renda familiar para os pequenos agricultores da região envolvida com solução definitiva de moradia (casa própria), com a conservação das florestas nativas remanescentes ou recomposição das florestas extintas, evitando o desequilíbrio do ecossistema, alem de capturar CO2 da atmosfera terrestre.

2) OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Promover a produção nacional do palmito, bambu, plantas medicinais, espécies tropicais, e outras culturas adequadas a natureza da região onde será implantado o projeto, para melhorar as condições sócio-econômicas dos agricultores, aumentando a renda per capita da região. O cultivo de bambu como matéria prima para a construção de casas confortáveis para a população de baixa renda que será sem dúvida, uma solução de moradia para o século XXI. Depois de 15 anos aproximadamente, o cultivo de outras culturas adequadas a cada região também possibilitará a implantação de agroindústrias (que serão as industrias do futuro).

 

3) DURAÇÃO E LOCALIZAÇÃO DO PROJETO
O projeto terá uma duração de 3 a 5 anos com a possibilidade de ser estendido. Três anos para a implantação total das culturas e conseqüentemente uma agroindústria acoplada, 5 anos para a construção de casas próprias em bambu, oriundo do cultivo implantado.

PÚBLICO ALVO
Pequenos produtores de baixa renda.

ANTECEDENTES E JUSTIFICATIVAS
Intervenção humana danosa prejudicando a integridade e biodiversidade da região, agravamento do grau de pobreza dos pequenos agricultores conseqüentemente o êxodo rural e a favelização das periferias. Apresentação
e histórico da empresa Pico do Frade Agropecuária Ltda.,
Fundada em 1990 e sua atuação pioneira em prol de um mundo mais equilibrado.

JUSTIFICATIVAS
Inúmeros benefícios sociais, econômicos e ambientais fazem deste projeto em exemplo a ser seguido, além de sua viabilidade técnica.
 

ATIVIDADES E SUAS RESPECTIVAS ESTRATÉGIAS DE IMPLANTAÇÃO

ATIVIDADE 1:
Difusão do cultivo de palmeiras para palmito.
Espécie base: Palmeira pupunha, ( Bactris gasipaes) Espécies complementares: Palmeiras Juçara (Euterpe edulis) e Alexandrae (Archontophoenix alexandrae) Produção de mudas. Contato de repasse de mudas e de assistência técnica aos pequenos agricultores da região.

METAS DA ATIVIDADE 1
N.º de famílias beneficiadas. Área plantada em cada "lote" Assistência técnica permanente e cursinhos de capacitação. Perspectivas de aumento da renda familiar.

ATIVIDADE 2:
Implantação de pequenos bambusais e fomento da "casa própria confortável" para famílias de baixa renda. Espécie complementares: bambu gigante (Dedrocalamus giganteus), bambu guadua (Guadua Weberbaueri) e philostaqueos (Phyllostachys aurea) Produção de mudas e artesanatos, objetos, e móveis entre outros... Contrato de repasse de mudas e de assistência aos pequenos agricultores da região.

METAS DA ATIVIDADE 2
N.º de famílias beneficiadas Área plantada em cada lote Assistência técnica permanente e cursinhos de capacitação. Perspectiva de aumento da renda familiar.

ATIVIDADE 3:
Uma alternativa de culturas medicinais e tropicais, apropriadas a cada região Espécie base: A ser pesquisada Espécies complementares: Produção de mudas e outras atividades. Contato de repasse de mudas e de assistência técnica aos pequenos agricultores da região.

METAS ATIVIDADES 3
N.º de famílias beneficiadas Área plantada em cada lote Assistência técnica permanente e cursinhos de capacitação. Perspectiva de aumento da renda familiar.

ORÇAMENTO: CONTRAPARTIDA
Os principais comprovantes da contrapartida são:
O know how do proponente
Infra-estruturas existente( principalmente viveiros)
Germoplasma, capacidade instalada no que tange produção de sementes palmeiras e outras culturas, material de propagação vegetativa dos bambus.
Equipamentos e meios de transporte.
CRONOGRAMA DE DESEMBOLSO
(Recursos Externos)

RESULTADOS ESPERADOS
Áreas plantadas (palmito, bambu, plantas medicinais, e outras culturas tropicais)...
Aumento da renda familiar
Inviabilização econômica da exploração ilegal e ambientalmente prejudicial do palmito de juçara,
madeiras de lei e outras espécies em extinção...
Aumento do interesse por parte de agricultores assentados fora do município, de se seguir o exemplo e adotar os modelos "palmito cultivado" e o bambu para moradia, comercialização de objetos e produtos, aumento da renda per capita do município.

 

CONTINUIDADE DEPOIS DO FIM DO PROJETO
Continuidade viabilizada graças ao fato de o palmito e bambu gerarem renda suficiente para assegurar auto sustentação. Considerar que são culturas perenes e que produzem por um longo período(15 anos) e que as agroindústrias do futuro.
Aqui você encontra projetos, aonde você poderá contribuir física ou financeiramente para mudar a realidade do nosso país, acompanhando as ações on-line.

Quem pensa no futuro trabalha com recursos renováveis.

Você é o Visitante

Hospedagem

bambu jungle

construção com bambu

casa de bambu

objetos de bambu

recurso renovavel
recurso sustentavel

© 2014 Bambu Jungle . All rights reserved .

Website designed by LD SITES